O Projecto Dinamizar, promovido pela CCP, destina-se a elevar a capacidade competitiva das micro e PME do comércio e serviços, mediante um conjunto integrado de acções de formação e consultoria que visam, a curto, médio e longo prazo, proporcionar um melhor desempenho das mesmas.

 

São destinatários do Projecto Dinamizar as empresas do sector do comércio e serviços, com número de trabalhadores igual ou inferior a 100.

 

A intervenção nas empresas é realizada em três fases:

1- Uma primeira fase, que conta com a intervenção do consultor responsável pela empresa, resultará na elaboração de um diagnóstico, de acordo com uma metodologia pré-definida a nível do Projecto, a que se seguirá a preparação de um Plano de Acção, envolvendo quer aspectos estruturantes e organizacionais da empresa, quer necessidades em termos de recursos humanos.

2- Uma segunda fase, designada por fase de execução do Plano de Acção, e que envolve dois tipos de intervenção:

a) Consultoria que inclui toda a coordenação e acompanhamento da execução do Plano e que será direccionado, fundamentalmente, para as mudanças organizativas e de gestão, mas também para as alterações que possam vir a ter lugar ao nível do posicionamento face ao mercado ou dos conceitos utilizados.

b) Acções de formação previstas no Plano de Acção e que poderão ser dirigidas, quer aos empresários (com uma frequência mínima obrigatória), quer aos trabalhadores das entidades destinatárias.

Com excepção da formação de carácter obrigatório para os empresários, a formação será sempre resultante das necessidades detectadas no Diagnóstico realizado e poderá ser inter-empresa (quando existe a participação de várias empresas na mesma acção de formação – implica necessidades comuns nas várias empresas) ou intra-empresa (quando existe a participação de apenas uma empresa - necessidades especificas).

3- Uma terceira fase de intervenção na qual caberá ao consultor, com a colaboração dos formadores envolvidos, produzir um relatório final de avaliação de desempenho a nível de cada empresa.